sexta-feira, agosto 07, 2009

Considerações sobre o vídeo: "Você sabia?" - Wikiducação

Da mesma maneira com que fascina, a internet, de certa forma, assusta pela sua rápida expansão. Em quatro anos alcançou a audiência de cinqüenta milhões de pessoas, enquanto que sua antecessora a televisão,precisou de treze anos para alcançar o mesmo índice. Vivemos na era exponencial, a era A.G. (Antes Google). Inúmeras palavras foram surgindo subsequentes às novas tecnologias. O volume de informações dobra a cada dois anos. Todos tem acesso à comunicação com baixo custo ou ainda sem custo algum.
Desde relacionamentos, acontecem cada vez com mais freqüência pela intenet, aumentando consequentemente a impessoalidade das relações.
Crianças que antes não tinham livros, em breve terão o mundo em suas mãos pela tela do computador.
Com a aceleração constante das tecnologias, a descontrolada expansão da comunicação e seu acesso ilimitado, muito em breve, um computador terá superado a capacidade da raça humana.
A pergunta que não cala é: como estamos ajudando os jovens a desenvolverem-se no século XXI? Quais as mudanças que se tornam necessárias para criarmos uma nova educação?

“Não podemos solucionar os problemas com o mesmo pensamento que utilizamos para criá-los.”
Albert Einstein


É preciso repensar toda a prática pedagógica, e agir desde já.
A lista de problemas e falhas na educação implicaria em uma extensa lista itens. Seguem, no entanto, algumas das consideradas primordiais.
Primeiramente, é necessário o investimento na formação dos docentes; segundo, considerando profissões com nível de formação equivalente, o magistério é aquele que oferece os piores salários; terceiro, de uma lista de muitos, faltam bibliotecas, laboratórios de ciências e informática.

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. "
(Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

. Copyright © 2011 Design By Eduardo