domingo, julho 17, 2011

A área de artes visuais nos PCN EF séries finais

Na análise e leitura dos PCN’s, encontramos o subsídio necessários para o norteamento das aulas, como auxílio do professor. Não são receitas, e sim indicativos.
Os PCNs apresentam 3 diretrizes básicas para as ações pedagógicas: produzir, apreciar e contextualizar.
Também propõe 4 modalidades artísticas para serem trabalhadas com os alunos: Artes Visuais, Música, Teatro e Dança.
Na proposta geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte tem uma função tão importante quanto as outras áreas do conhecimento no processo de ensino aprendizagem, com conteúdos próprios ligados a cultura artística e não apenas como mera atividade. A educação em Artes propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um e imaginação.
aborda o aspecto histórico da Arte no Brasil e a sua contribuição para a sua sociedade e quais as suas perspectivas de desenvolver nesta sociedade melhores conceitos e atividades sobre arte.
O ensino da Arte dentro do contexto escolar tem como objetivo de ajudar os estudantes que passam pela escola a entender, refletir e criticar a sociedade e sua cultura na comunidade em que vive, buscando pleno desenvolvimento do educando para o exercício da cidadania e sua qualificação ao mercado de trabalho.
Traz consigo ainda os objetivos a serem desenvolvidos com os alunos enquanto ao ensino da arte, usando-se de verbos como investigar, experimentar, compreender, usufruir, identificar, contextualizar, o que demonstra a grande abrangência do estudo das artes e do seu desenvolvimento nos diversos âmbitos da aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

. Copyright © 2011 Design By Eduardo