domingo, julho 17, 2011

Mudanças no ensino da Arte

MUDANÇAS NO ENSINO DA ARTE

Ana Mae Barbosa, em seu livro Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte, nos apresenta resultados de uma pesquisa feita com professores de artes visuais, que responderam, basicamente, a seguinte questão:
Em que sentido a Arte-Educação mudou e como essas mudanças estão sendo percebidas pelos professores?

Vejamos o que diz Kátia Canton, professora, pesquisadora e crítica de arte:
“Bem, e qual é o significado da arte? Para começar, podemos dizer que ela provoca, instiga, estimula nossos sentidos, de forma a descondicioná-los, isto é, a retirá-los de uma ordem pré-estabelecida, sugerindo ampliadas possibilidades de viver e de se organizar no mundo.”
“A arte ensina justamente a desaprender os princípios do óbvio que é atribuído aos objetos, às coisas. Ela parece esmiuçar o funcionamento das coisas da vida, desafiando-as, criando para elas novas possibilidades. Ela pede um olhar curioso, livre de “pré-conceitos”, mas cheio de atenção. Os jovens já têm essa disponibilidade, mas é preciso estimular seu convívio com arte para facilitar e aprimorar essa percepção.”
“Agora, ao mesmo tempo em que se nutre da subjetividade, há outra importante parcela da compreensão da arte que é constituída de conhecimento objetivo, envolvendo a história - da arte e dos homens -, para que, com esse material, se possa estabelecer um grande número de relações. Para contar essa história, a arte precisa ser plena de verdade, refletindo o espírito do tempo, com a visão, o pensamento e o sentimento das pessoas em seus momentos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

. Copyright © 2011 Design By Eduardo