domingo, julho 17, 2011

Educar para a compreensão da arte.



A arte com novas faces nos apresenta um certa incompreensão, ainda mais se observada com os antigos parâmetros nos quais fomos educados.
E isto já não cabe mais na observação da arte contemporânea, que se reformula e nos propõe mais questões do que respostas.
Como encontrar o devido espaço da arte na grade curricular, não apenas como um preenchimento de lacuna dita obrigatória?
Primeiro precisamos mostrar aos nossos alunos o valor das Aulas de Artes, mostrar a importância do que temos para ensiná-los.
Promover situações que ajudem a ampliar as habilidades de interpretação e compreensão crítica de obras de Artes é tido por muitos pesquisadores e estudiosos da área como a principal meta do ensino em Artes Visuais Contemporâneo.
Buscar pelo nosso espaço, exigindo concursos direcionados e mostrando a importância da arte no desenvolvimento da aprendizagem em todos os seus aspectos.
Como então, educar para a compreensão da arte?
A arte contemporânea, por ser vasta, aberta, sem convenções pré-estabelecidas e livre, proporcionando uma reflexão profunda do que é arte, e a construção de novos conhecimentos, através de perguntas e não respostas, não fornecendo saídas ou soluções. A contemporaneidade proporciona espaço para ampliar a interpretação e a compreensão da arte através do viés econômico, social e cultural.
Na contemporaneidade é preciso aprender a ser provocativo, questionador, transcorrer o subjetivo, interpretar, expressar e atribuir sentidos e estar aberto a todas as culturas e diversidades e apresentar esta arte aos nossos alunos não como algo pronto e estabelecido, mas como a oportunidade nos dada por outro para pensarmos sobre muitas questões pertinentes ao nosso mundo interior e exterior.

Buraco Negro - Aldir Mendes de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

. Copyright © 2011 Design By Eduardo