quarta-feira, julho 06, 2011

Paul Klee, Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi

Paul Klee (1879-1940) 

Considerado um dos artistas mais originais do movimento expressionista. Convencido de que a realidade artística era totalmente diferente da observada na natureza, este pintor dedicou-se durante toda a sua carreira a buscar o ponto de encontro entre realidade e espírito. Em 1912 viajou para Paris, onde se encontrou com Delaunay, que seria de vital importância para suas obras posteriores. Klee escreveu: "A cor, como a forma, pode expressar ritmo e movimento". As formas cúbicas da arquitetura e os graciosos arabescos na terracota deixaram sua marca na obra do pintor. Iniciou uma fase de grande produtividade, com quadros de caráter quase surrealista, criados, segundo o pintor, em cima de "matéria e sonhos". Sua última exposição em vida aconteceu em Basiléia, em 1940. 



Tarsial do Amaral (1886-1973)

A obra de Tarsila do Amaral costuma ser dividida em três períodos: Pau-Brasil, Antropofágico e Social. A pintora modernista, nascida em Capivari (SP), também foi colunista de jornal. Morreu aos 86 anos, em 1973. A artista Tarsila do Amaral foi casada com Oswald de Andrade, escritor do Modernismo brasileiro. 'Abaporu', uma das telas mais famosas da pintora, completa 80 anos em 2008. Ela expôs seus trabalhos em Paris, Nova York, Veneza, e foi premiada na primeira Bienal de São Paulo. 1951 foi o ano da primeira Bienal paulista de artes plásticas. Tarsila viajou bastante. “Operários e Segunda Classe” apresenta duas de suas telas pintadas após a viagem à então União Soviética, nos anos 30. A tela 'Abaporu', que inspirou o Movimento Antropofágico, pertence atualmente ao acervo do museu Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires).



Alfredo Volpi (1896-1988)

Criando uma linguagem sua, Volpi passa aos poucos de uma pintura feita ao ar livre, do natural, para os produtos intelectuais, concebidos e executados no ateliê. A partir daí, seu trabalho evolui naturalmente em direção à pintura abstrata geométrica que o consagrou, na qual associou cor, forma e linha em uma contínua experiência intuitiva. Entre as várias premiações, a de melhor pintor nacional, na II Bienal de São Paulo, em 1953.Volpi argumentava que sua pintura abstrata foi uma reação ao barroco, criando em seus quadros jogos de formas e de cores a partir de relações espaciais abstratamente estruturadas. É a chamada fase das "bandeirinhas", a mais consagrada de sua presença na arte moderna brasileira, estando exemplificada na obra "Bandeiras e Mastro.

3 comentários:

 

. Copyright © 2011 Design By Eduardo