quarta-feira, julho 06, 2011

Relação ética x educação

O homem é um ser inacabado. Não é o fato de nascer que o torna humano, mas sim sua convivência e aprendizagem com os demais na sociedade. É um ser que se auto-constrói, que precisa ser “esculpido” e que está em constante aprendizagem desde seu nascimento. Urge então, a importância da ética e da moral na formação deste indivíduo. O homem torna-se moral ao longo da vida pois adquire isso na sua vivência em sociedade, com o outro.
A educação tem um papel fundamental nesta formação, pois é um processo que envolve necessariamente questões relacionadas à condição humana. Nesta construção do ser, neste humanizar-se, é imprescindível que ética esteja estritamente relacionada à educação. Uma não se dá sem a outra.
Atualmente, tem-se priorizado o acúmulo de conhecimentos e deixado de lado a questão da ética e da moral; por consequência, vivemos em uma sociedade cada vez mais egoísta, onde os valores humanos foram abolidos. Estamos caminhando para a autodestruição. Uma das alternativas, senão a única, está na educação, na formação deste ser em construção.
A importância da ética na educação se dá desde a formação dos profissionais em educação. É preciso que estes estejam devidamente preparados para enfrentar as dificuldades impostas pela sociedade e conseguir formar o cidadão que esta precisa. Um ser capaz de criar, revolucionar, colaborar, para seu bem estar e o bem estar da sociedade. Um ser com valores, que seja racional no uso do conhecimento sem deixar de lado a ética e a moral que devem nortear sua vivência.
A sociedade clama por uma pedagogia da justiça, uma pedagogia libertadora e que desenvolva indivíduos autossuficiente, independentes e que saibam fazer bom uso do livre arbítrio que lhe foi dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

. Copyright © 2011 Design By Eduardo