domingo, julho 17, 2011

O ensino de Arte no Brasil


1816 - Durante o governo de dom João VI, chega ao Rio de Janeiro a Missão Artística Francesa cria a Academia Imperial de Belas Artes e é instalado oficialmente o ensino de Arte nas escolas, seguindo os modelos europeus.. 

1900 - Até o início do século 20, no ensino do desenho são valorizados o traço, a repetição de modelos (cópias) e o desenho geométrico. 

1920 - Esboçou-se o movimento chamado Escola nova .Foi uma época de crescimento industrial e expansão urbana. Um grupo de intelectuais percebe a educação como o elemento-chave para promover a remodelação requerida e combater às desigualdades sociais da nação.

1922 - Época da Semana de Arte Moderna, mas o ensino segue as tendências da escola tradicional, copiando modelos para treinar habilidades manuais.

1930 - O compositor Heitor Villa-Lobos cria o projeto de canto orfeônico nas escolas e são formados corais, que memorizam letras de músicas de caráter folclórico e cívico. 

1932 – O movimento Escola Nova ganhou impulso com a divulgação do Manifesto da Escola Nova. O documento, defendia a universalização da escola pública, laica e gratuita. Fernando de Azevedo, professor, educador, crítico, ensaísta e sociólogo brasileiro foi o redator e o 1º signatário do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (A reconstrução educacional no Brasil que lançou as bases e diretrizes de uma nova política de educação.

1935 - O escritor Mario de Andrade promove um concurso de desenho para crianças com tema livre.

1948 - É criada no Rio de Janeiro a primeira "Escolinha de Arte", com a intenção de propor atividades para o aluno desenvolver a auto expressão e a prática, chegando em 1971 a 32 o número de instituições particulares desse tipo no país.

1960 - O movimento da bossa nova, influencia o ensino de Arte nas escolas de todo o país. É a época da tendência da livre expressão se expandir pelas redes de ensino.

1971 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), institui a Educação Artística (Artes plásticas, Educação musical e Artes cênicas) como currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio.

1973 - Criação dos 1ºs cursos de licenciatura em Arte, com dois anos de duração, formando professores para lecionar música, teatro, artes visuais, desenho, dança e desenho geométrico.

1989 - Desde 1982 desenvolvendo pesquisas sobre três idéias (fazer, ler imagens e estudar a história da arte), Ana Mae Barbosa cria a proposta triangular, que inova ao colocar obras como referência para os alunos. 

1990 - Fernando Hernández defendeu o estudo da chamada cultura visual (videoclipes, internet, histórias em quadrinhos, objetos populares e da cultura de massa, rótulos e outdoors nas salas de aula). No Brasil, Ana Mae Barbosa formulou a metodologia da proposta triângular. 


  A LDB passa a considerar a Arte como disciplina obrigatória da Educação Básica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais definem a composição da disciplina em quatro linguagens: artes visuais, dança, música e teatro.
Os conceitos que orientam as aulas de arte evoluiram. O ensino de Arte passou por muitas transformações ao longo da história. As principais tendências da arte foram a tradicional, Unânime na maneira de ensinar desde o fim do século 19 até a década de 1950. 

Só nos anos 1960, com o surgimento do movimento da Escola Nova, idéias modernizadoras começaram a influenciar as aulas de Arte. Na época, a proposta era romper totalmente com o jeito anterior de trabalhar. Esse modelo foi batizado de escola espontaneísta (ou livre expressão), os professores forneciam materiais, espaço e estrutura para as turmas criarem e não interferiam durante a produção dos estudantes. Tudo para permitir que a arte surgisse. 

No entanto, a Escola Tradicional ainda está presente em muitas escolas, onde o aprendizado se baseia nas técnicas e desenvolvimento de habilidades manuais. A estratégia de ensino é a repetição de atividades, cópia de modelos e memorização. O professor é o transmissor do conhecimento. O aluno deve absorver o que é ensinado sem espaço para a contestação e bem avaliado quando consegue reproduzir com rigor as obras artísticas. 

Nas mudanças surge a Arte Contemporânea que veio provocar, reflexões, estranhamentos e encantamento pelas suas obras que não se baseiam em regras ou estilos artíscos. Cada obra é única, peculiar de cada artista que utiliza de materiais e técnicas diversas. Esta tendência artística é expressiva e marcante, fazendo o apreciador (aluno) parar e descobrir o significado que está nela representada, sejam telas, esculturas, instalações, fotografias, tecnologia digital, etc... 

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